O pricípio da co-responsabilidade inevitável, vem provar que estamos todos envolvidos por uma grande teia, que une toda a sociedade e todos os biomas do nosso planeta em uma só estrutura. Dentro desta estrutura cada individuo tem a sua função e influi de uma maneira própria no sistema e na sociedade que o cerca. Todos estamos dentro de um unico sistema, ninguem é um ilha fisíca, psíquica e espiritual dentro da humanidade. Todas as atitudes tomadas concientes ou inconcientes, boas ou ruins, afetam os acontecimentos e o desenvolvimento da sociedade em que vivemos. A pergunta é, de que forma podemos afetar as pessoas que estão tão distantes de nós e nem sequer conhecemos? Nossos atos são como as ondas de frequência dos princiciosdos sons e da ondulatória que a Física explica, elas se expandem. Qualquer ser humano, seja ele intelectual ou iletrado, rico ou pobre, é afetado pela sociedade, que por sua vez tambem afeta as conquistas e derrotas de uma sociedade inteira. Nossos comportamentos afetam de três maneiras o comportamento das pessoas ao nosso redor. Primeiro, alteram o tempo das pessoas, atrasando ou adiantando alguma ação. Segundo, anterando a memória das pessoas, pelos registros que ficam dos nosso atos. Terceiro, alterando a qualidade e a frequencia de suas reações, sendo assim, mudando tempo, memória e reação, afetamos o futuro das pessoas, e isso influi na história da humanidade.
Um espirro de um americano, pode afetar no tempo e no espaços dos franceses. Uma borboleta que pousa no umbral de alguma janela na África, pode alterar o tempo e o espaço de alguem que mora no Japão.
Quer um exemplo? Um padeiro que fez um pão delicioso em Paris no século XV alterou o tempo e a memória da dona de casa que o comprou, alterando assim as reações dos filhos, que or sua vez alteraram seu comportamento em relação aos colegas, que influenciaram nas alterações comportamentais de seus pais, professores e vizinhos e, numa sequência inimterrupta de acontecimentos o padeiro do século XV influenciou séculos mais tarde no comportamento de outros pais, amigos e vizinhos que podem ter sido os pais amigos e vizinhos de Napoleão que por sua vez influenciou a história da humanidade.
O que eu quero dizer com isso é que todos tem co-responsabilidade com a sociedade em que vivemos, fazemos parte do sistema quer queiramos ou não. Todos os atos podem mudar o futuro. Uma pessoa que se suicida não morre pra sempre, ela afeta o tempo a memória e a reação de seus familiares, gerando lembranças triste e sentimentos de fundo negativo, que afetam com suas decisões o espaço e tempo de outras pessoas. Ninguem desaparece quando morre, deixam lembranças boas ou ruins que maais tarde afetam a sociedade, é inevitável. Assistir um filme, conversar com alguem, fazer um elogio, pode mudar muito ou pouco o curso das suas vidas.
Portanto não é possível que existam pessoas-ilhas e sistemas totalmente isolados, existem sistemas que pouco se comunicam, mas estamos todos juntos na mesma teia social. Sendo assim, tentar se isolar ou fechar-se para o mundo, é um ato um tanto quanto egoísta. O principio de co-responsabilidade inevitavel pode ser comparado a 3ª Lei de Newton, todos os atos são um processo de ação e reação, e até o ato de não agir continua sendo uma ação. Se nós interferimos no futuro das pessoas, temos responsabilidade em relação a humanidade e o mundo inteiro, seria egoísta se nos isolacemos uns dos outros. Mesmo no isolamento, ainda estariamos interagindo.